(DES)ENCONTROS

 

 

A série (DES)ENCONTROS (2009) fala das relações humanas na sociedade atual, criando novas formas humanas, misturando em cada uma, rostos, pernas, braços desmembrados, retirados de jornais e revistas, de fotos de festas. São novas pessoas que com diferentes gestos e expressões, procuram relacionar se entre si, formando uma roda viva de encontros e desencontros.

 

Recortadas uma a uma, para permitir incontáveis composições e separadas do fundo, as formas são feitas sobre MDF de 15mm, planas e pintadas em tinta acrílica, em cores neutras cinza, branco e preto, lembrando fotos de revistas ou jornal. Entre as formas ficam espaços livres, e as composições são irregulares, parecendo às vezes incompletas, cujo objetivo é propor uma forma de pensar mais aberta e independente do retângulo ou quadrado usual.

Exposição individual na Usina do Gasômetro em Porto Alegre em agosto de 2009

 

 

Apresentação

 

Em pinturas anteriores, rostos de grandes dimensões ocupam a tela em um plano fechado. São faces míticas, heroicas. Dionísios e Afrodites provindos da mídia, como produtos criados on demand, customizados para máxima eficácia de consumo. O outro é um olhar fixado que nos observa e inquire, como que desafiando-nos a um involuntário desnudamento: buscam contato sob a fina película que contém a disfarça as infindáveis irrupções do desejo. O efeito de intimidade é perturbador.

 

Nesta exposição, ao migrar da tela para a madeira recortada, o rosto é apenas um grafismo que compõe a cabeça, e está apenas um membro de se misturar com outros membros. São membros sem corpo e sem encaixe. O outro (ou o produto) são os outros, outros que somos nós mesmos, múltiplos personagens desdobrados em planos e configurações, descaracterizados pela consumação superficial e o autodesejo narcisista e sorridente. Androgenia fragmentária, incompleta. Não há sublimação, mas um estado congelado de Eros e húbris.

 

 

Richard John

Artista plástico, professor e coordenador do curso de pós-graduação Poéticas Visuais: Pintura, Desenho e Instalação – Processos Híbridos/ FEEVALE/ 2010