ALEGRIA ALEGRIA

 

A série ALEGRIA, ALEGRIA (2009) é um desdobramento mais humorado da série (DES)ENCONTROS. As figuras desta série, também tem seu ponto de partida em imagens de fotos de festas, apropriadas de revistas e colunas sociais de jornais. São representações de pessoas jovens e descontraídas, a sós ou em grupo, famosas ou anônimas, que com seus gestos e expressões, parecem querer festejar a vida.

 

O rosto voltado para a câmara fotográfica tem intuito de registrar o momento e ao mesmo tempo mostrar estes instantes de felicidade, o que dá ao observador inadvertido a sensação de estar participando da festa e ao mesmo tempo satisfazendo sua necessidade de emoção e interesse humano.

 

Ao representar encontros sociais através de imagens não convencionais, procuro atrair o público, de uma forma lúdica e informal, para uma intimidade previsível, mas que o provoque.

As figuras resultantes das montagens de diferentes fotos, foram pintadas com tinta acrílica sobre recortes de MDF de 2,5 cm, com efeitos de luz e sombra e detalhes em tinta preta nos rostos e corpos. Roupa de cores fortes, sapatos de salto alto, boca bem marcada, pulseiras, óculos, remetem aos típicos adereços de festa. Como a sociedade, são livres para serem compostas e recompostas, sós, em dupla ou em vários diferentes conjuntos de figuras.

 

De um lado uso a solidão das figuras únicas, que parecem congeladas no tempo, com seus movimentos inesperadamente interrompidos e inseridas num real cenário de festa, mas inexistente, e de outro um certo estar de bem com o mundo e com as pessoas, figuras que conservam um otimismo beirando ao humor. É nesta órbita, entre a crítica e o engajamento, que quis inscrever esse trabalho.

 

 

Exposição individual na Usina do Gasômetro em Porto Alegre/RS - 2009